NBR 15575 – A Responsabilidade Compartilhada

Um dos principais conceitos da Norma de Desempenho é a RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA.

Pode parecer um conceito muito amplo e de difícil entendimento dentro do Ciclo de Projeto e Obra de um Empreendimento Imobiliário.

Neste post vamos dar um exemplo dos responsáveis por um único item de um projeto, para demonstrar que a simbiose dos envolvidos em todo o Ciclo do Empreendimento é uma das maiores garantias de atendimento à NBR 15575.

Vamos usar o exemplo das vedações de um edifício residencial abaixo:

Na etapa de Concepção do Projeto é de responsabilidade do Incorporador fornecer ao arquiteto informações sobre o Desempenho Pretendido para a Edificação, assim como as informações sobre o entorno, como nível de ruído, riscos previsíveis, contaminação do solo, entre outros.

Estas informações precisam ser consideradas pelo Arquiteto na concepção do projeto, quando a idéia do produto a ser oferecido ao cliente se forma.

No exemplo acima, temos um Estudo Preliminar que mesmo nesta fase pode e precisa leva em conta importantes questões, como:

  1. As alvenarias externas estão pensadas (espessura e material), para atenuar o ruído externo?
  2. As esquadrias foram dimensionadas considerando que este elemento faz parte da vedação externa e, portanto, deve atender os níveis mínimos de atenuação de ruído e também o desempenho térmico?
  3. A parede que divide os dois quartos nesta imagem, é visualmente menos espessa. O previsto em projeto atende os índices de esbeltez de Norma?
  4. A esquadria do dormitório (JAV02), atende o desempenho lumínico para o dormitório sem closet ou com closet?

Muitas destas decisões são irreversíveis, pois sabemos que após o Projeto Legal Aprovado, as áreas privativas precisam ser mantidas, pois a partir daí desencadeia-se todo o ciclo de lançamento do empreendimento.

Após o desenvolvimento do projeto, onde os Projetos de Produção, como Vedações e Esquadrias, devem manter o desempenho previsto na concepção do produto, vamos compartilhar esta responsabilidade com a área de Planejamento e também Suprimentos, pois o tipo de vedação considerado no Projeto precisa ser Orçado e Comprado.

O processo de compra precisa que as especificações de Projeto tenham informações de Desempenho, pois envolve, custo e indisponibilidade no mercado.

No recebimento do produto na obra, outro gargalo. Sim! Temos cuidados com a garantia de Desempenho no recebimento e armazenamento dos materiais!

Um clássico exemplo é o recebimento e armazenamento dos blocos (concreto ou cerâmico), pois a quebra de mais de 5% dos blocos vai comprometer o desempenho da vedação.

E por fim a Obra precisa fechar o ciclo do estabelecido na concepção, garantindo a execução conforme as Normas Técnicas.

Ou seja, a garantia de DESEMPENHO passa por todas a etapas do Ciclo do Empreendimento!