PERFIL DE DESEMPENHO DA EDIFICAÇÃO
- Por Irina Aibara
- 13/06/2024
- 55
- Blog
Ainda é comum uma certa dúvida sobre o significado e a elaboração do PDE- Perfil de Desempenho da Edificação.
O PDE é um documento obrigatório para as empresas certificadas pelo PBQP-h, e em princípio é onde se declara o desempenho pretendido para o empreendimento.
No entanto, como todo documento que inicialmente é obrigatório para um outro fim, precisamos ter um olhar mais abrangente sobre ele.
O PDE, na verdade, pode ser não só a diretriz de Desempenho do edifício, como seu gestor desde a concepção do projeto.
Quando utilizado desta forma, ele se torna o documento mestre da Norma de Desempenho, onde todas as ações e registros podem ser concentrados. O que era obrigatório e apenas um documento a mais, pode ser o grande aliado no controle da Norma de Desempenho durante todo o ciclo do empreendimento.
Para os edifícios de médio e alto padrão, onde desempenhos maiores que o mínimo já são buscados, o PDE, com certeza, é um grande facilitador.
Precisa ser iniciado junto com o Projeto, pois a garantia do Desempenho pretendido começa no conceito do edifício, com a concepção do produto e não quando ele já está definido.
Se analisarmos logicamente, o Perfil de Desempenho deve fazer parte do Briefing de Produto, e desta forma, já estar estabelecido no Kick Off do projeto.
Os vários formatos de PDE, vão se adequar às diversas forma de gestão de cada empresa. As responsabilidades, inclusive podem ser estabelecidas no inicio do PDE, e principalmente, ele deve ser um documento compartilhado com a equipe, pois os projetistas só poderão desenvolver seus projetos conhecendo as metas de desempenho desejadas.
Desta forma, acreditamos, que no caso do Empreendimento de médio e alto padrão, mesmo quando não auditados, o PDE é o documento chave para a garantia de atendimento da Norma de Desempenho, pensando principalmente no cliente final, a quem devemos garantir o atendimento da NBR 15575.