Desempenho e Respeito ao Consumidor
- Por Irina Aibara
- 23/02/2023
- 194
- Blog
Desde 2013 quando da publicação da NBR 15575, que veio para recompor os requisitos mínimos de desempenho das edificações de uso residencial, observamos as diversas formas que as empresas adoram para atende-la., seja delegando à consultorias, seja capacitando a equipe interna.
O treinamento dos envolvidos, em todas as etapas do ciclo do empreendimento continua sendo o melhor investimento para garantia do atendimento da Norma de Desempenho, assim como implantar um processo de gestão dela, de forma que gradativamente, ela esteja incorporada nos processos de concepção do projeto até a entrega da obra, passando pelas várias áreas da empresa.
Ao atingir esse ponto, estaremos falando de DESEMPENHO e QUALIDADE como conceitos abrangentes e não apenas de atendimento à uma Norma.
SIM! Porque temos hoje empresas preocupadas com os CONCEITOS mesmo sem a obrigatoriedade de atender a Norma, como por exemplo nos edifícios comerciais.
O respeito ao usuário e o conforto necessário para o desenvolvimento do trabalho nesses espaços, fazem parte das empresas que vão além de regras e certificações, mas tem por objetivo oferecer o melhor produto ao seu cliente.
Isso acontece em relação ao Desempenho segundo à NBR 15575, e certamente vai acontecer em relação à Norma de Desempenho Energético das Edificações, atualmente em consulta nacional.
O mercado em geral espera a publicação de uma Norma para começar a se preocupar com ela, e a postura na verdade não é essa, mas sim, se antecipar ao que será normatizado, em breve ou não, para melhorar a qualidade do seu produto.
É possível hoje quantificar em valores, a economia gerada ao longo da vida útil do imóvel quando adotados em projeto sistemas de economia de água e energia, e demonstrar isso ao cliente.
Há um custo para adotar esses sistemas? Sim, com certeza. Mas quando demonstrado, se torna insignificante em relação à economia gerada durante a ocupação da edificação.
E além disso, cria uma relação de transparência entre o Incorporador e o Comprador, tão necessária para que sejam minimizados os conflitos nos anos de garantia do imóvel.
Em breve o INDEX vai oferecer os parâmetros de economia em valores monetários para alguns dos sistemas que geram economia de água e energia, nas diversas regiões do Brasil!
Aguarde!