Análise Acústica x Economia de Obra

FIG.1

Vamos analisar um caso real ocorrido em obra, que nos mostra como a elaboração do Relatório de Ruído do Entorno na fase de projeto e a correta análise dos resultados e recomendações podem impedir um gasto desnecessário para a obra.

O relatório de ruído nos mostra o comportamento do som ao redor do terrreno. Esse comportamento sofre influencia de vários fatores, como o tipo de edificações da vizinhança, espaços abertos que propiciam a canalização de vento, material das fachadas adjacentes, e muito outros. Ou seja, podemos afirmar que o nível de ruído que impacta em um determinado terreno, pode ser completamente diferente de um terreno localizado do outro lado da mesma rua.

Os softwares de simulação acústica, representam a incidência do som nas fachadas de um edifício considerando todas as variantes reais do local onde será implantado o edifício (FIG.1)

Então, vamos ao nosso caso real!

Obra com estrutura concluída e alvenaria pronta em 10% do prédio, 14 andares, 4 apartamentos por andar.

Houve indagação de um comprador de apartamento voltado para a rua principal de acesso sobre o ruído, pois a rua é artéria local e por ela passam várias linhas de onibus.

A construtora, consciente, tomou de imediato duas providencias: a primeira foi contratar o relatório de ruído do entorno e a segunda, trocar todos os blocos das alvenarias de fachada para blocos acústicos!!!

Quando a consultoria em Norma de Desempenho foi contratada, já era este o cenário, além da previsão de mudança dos caixilhos de todos os 34 apartamentos da frente para caixilhos acústicos, e os paletes com os blocos acústicos já estavam todos na obra.

A partir do relatório de ruído e da simulação contratada, verificou-se que a situação com impacto de ruído maior, de nível II acontecia apenas na fachada da frente e somente até o terceiro pavimento…..

Desta forma evitou-se ao menos a utilização de esquadrias acústicas, já que a composição parede e esquadria, com maior área de alvenaria atendia perfeitamente o Nivel Intermediário de Desempenho Acústico das Fachadas.

O que não conseguiu-se evitar foi o a troca dos blocos de todas as fachadas do edifício, que poderiam ter sido trocados até o 4. pavimento somente.

O gasto desnecessário é um valor na escada de R$1,00 (valor do bloco cerâmico comum de 14cm ), para R$ 2,20 (valor do bloco cerâmico acústico de 14cm), valores de 2020.

O planejamento das ações na fase de projeto e a contratação dos serviços e consultorias necessários às melhores de desempenho e custo são a matriz de todo o processo de atendimento da Norma de Desempenho!