Estudo de Caso – Sistema de Vedação Externa

Neste post vamos comparar o despenho do caixilho dentro do sistema de vedação externa, tomando como base a parede com:

Largura: 4,00m

Pé-direito: 2,80m

Caixilho: 1,40m x 1,20m

Localizado numa zona de ruído II onde o índice de redução sonoro para ensaio em laboratório para o desempenho superior é de ≥40db

SISTEMA TIPO 1

Parede de alvenaria com bloco cerâmico Light 14x19x29 – 1,5 MPa assentado com argamassa de assentamento estrutural 4 Mpa, com junta de 1cm e revestimento de argamassa de reboco grosso na face externa com espessura (incluindo o chapisco) de 2,5 cm e com revestimento de reboco médio na face interna com espessura de 1,0 cm. Espessura mínima total da parede de 17,5cm., apresenta o NIVEL DE REDUÇÂO SONORA de 39dB.

Pela calculo da redução sonora do sistema a esquadria deverá apresentar a redução de 44db.

SISTEMA TIPO 2

Parede de alvenaria com bloco cerâmico Light 19x19x29 – 1,5 MPa assentado com argamassa de assentamento estrutural 4 Mpa, com junta de 1cm e revestimento de argamassa de reboco grosso na face externa com espessura (incluindo o chapisco) de 2,5 cm e com revestimento de reboco médio na face interna com espessura de 1,0 cm. Espessura mínima total da parede de 22,5cm., apresenta o NIVEL DE REDUÇÃO SONORA de 41db.

Pela cálculo da redução sonora do sistema a esquadria deverá apresentar a redução de 37db.

Entende-se que a contribuição da alvenaria nesse sistema de vedação é maior, e quando melhoramos o desempenho desta, precisamos de um caixilho menos robusto, e inversamente, caso a contribuição do caixilho fosse maior. Estas ponderações precisam ser feitas durante o projeto, de acordo com as condições de preço dos insumos, logística e outros fatores que impactam no valor da construção.