Sobre a versão 2021 da NBR 15575

A NBR 15575 – Norma de Desempenho, publicada em 2013, foi revisada e suas partes publicadas durante todo o ano de 2021.

A revisão abriu alguns itens da Norma, descrevendo parâmetros e principalmente forma de cálculo do Desempenho Térmico, além de incluir na parte I – Item 11 – Desempenho Térmico itens não contemplados na publicação de 2013, na verdade, incluindo outros métodos de avaliação das propriedades térmicas dos materiais e elementos construtivos, que apuram melhor os resultados e garantem o desempenho térmico da edificação.

A simulação computacional já descrita na versão 2013, teve o processo necessário descrito detalhadamente, da mesma forma que a extração dos resultados à partir dela. Foram também normatizados os softwares com as características mínimas de apropriação de dados e capacidade de resultados, e os critérios de modelagem, o que coloca na mesma régua todas as análises térmicas.

Foi incluídos alguns Requisitos a serem considerados na simulação como o “Desempenho Térmico da envoltória” quantificado através do cálculo do percentual de horas de ocupação da Unida Habitacional e da Carga Térmica Total da Unidade Habitacional.

Na parte IV da Norma- SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNA E EXTERNAS, foram incluídos o critério sobre o percentual de elementos transparentes em relação à área de piso, com significativa flexibilização conforme a Zona Bioclimática e regiões de latitudes inferiores a -15°.

Importantíssimo lembrar das recomendações da Norma em relação aos cálculos, seja de área de ventilação, transmitância e capacidade térmica quando deve ser usada a média ponderada, para materiais diferentes e no caso da ventilação, devem ser descontados áreas de perfis, vidros e qualquer outro obstáculo.

Nessa versão da NBR 15575 estão definidos com clareza os ambientes onde os critérios devem ser medidos, incluindo agora o termo APP – Ambientes de Permanência Prolongada.

Na próxima publicação vamos explorar essa grande melhoria na NBR 15575-21 ao incluir a definição de vários termos de referência, que facilitam o entendimento dos requisitos e critérios.