O QUE FAZER EM CADA ZONA TÉRMICA?

A Norma de Desempenho, desde 2013, refere-se ao Zoneamento Bioclimático Brasileiro, definidos pela NBR 15220 em 2005.

Nesta Norma ficam claros os conceitos de Transmitância Térmica, Capacidade Térmica, Refletância, Sombreamento e Absortância Térmica, necessários para a compreensão e mediação do que acontece com a temperatura de um ambiente sob influência do clima no seu exterior.

Os conceitos mais importantes para a Norma de Desempenho são os de Capacidade Térmica que é a quantidade de calor necessária para variar em uma unidade a temperatura do sistema, ou seja, quanto de calor é necessário para que o sistema, por exemplo de vedação, mude de temperatura, dependendo esse número diretamente da massa.

O outro conceito é o da Transmitância Térmica, que indica o quanto de calor é conduzido de um lado da parede até o outro, ou seja, ou seja quanto menor esse valor, melhor o isolamento térmico.

Da mesma forma, constam da NBR 15220, as Diretrizes Construtivas, para cada uma das zonas bioclimáticas, em relação ao tamanho das aberturas, proteção das aberturas, tipo de vedações externas e coberturas, e estratégias de condicionamento térmico passivo.

Fazendo um comparativo entre 2 cidades brasileiras de zonas bioclimáticas diferentes, observamos que nelas, estão contidas informações preciosas para o arquiteto ao projetar a edificação em relação ao condicionamento térmico passivo:

Cidade de Belo Horizonte – Zona Bioclimática BCFI 3

Diretrizes de Projeto:

3 Verão              Ventilação cruzada

3 Inverno           Vedações internas pesadas (inércia térmica)

B                           A forma, a orientação e a implantação da edificação, além da correta orientação de superfícies envidraçadas, podem contribuir para otimizar o seu aquecimento no período frio através da incidência de radiação solar. A cor externa dos componentes também desempenha papel importante no aquecimento dos ambientes através do aproveitamento da radiação solar.

C                           A adoção de paredes internas pesadas pode contribuir para manter o interior da edificação aquecido.

F                            As sensações térmicas são melhoradas através da desumidificação dos ambientes. Esta estratégia pode ser obtida através da renovação do ar interno por ar externo através da ventilação dos ambientes.

I                            Temperaturas internas mais agradáveis também podem ser obtidas através do uso de paredes (externas e internas) e coberturas com maior massa térmica, de forma que o calor armazenado em seu interior durante o dia seja devolvido ao exterior durante a noite, quando as temperaturas externas diminuem.

Cidade de Manaus – Zona Bioclimática FJK 8

Diretrizes de Projeto:

8 Verão                              Ventilação cruzada permanente.

F                            As sensações térmicas são melhoradas através da desumidificação dos ambientes. Esta estratégia pode ser obtida através da renovação do ar interno por ar externo através da ventilação dos ambientes.

J                            A ventilação cruzada é obtida através da circulação de ar pelos ambientes da edificação. Isto significa que se o ambiente tem janelas em apenas uma fachada, a porta deveria ser mantida aberta para permitir a ventilação cruzada. Também deve-se atentar para os ventos predominantes da região e para o entorno, pois o entorno pode alterar significativamente a direção dos ventos.

K                           O uso de resfriamento artificial será necessário para amenizar a eventual sensação de desconforto térmico por calor.

Com estes exemplos vemos a importância de considerar a Zona Bioclimática ao iniciar a concepção do projeto e compreender que um projeto com bom desempenho térmico na cidade de Belo Horizonte pode ser um verdadeiro desastre na cidade de Manaus.