INVESTIMENTO ou CUSTO?

No mercado imobiliário, o incorporador define suas metas de custo a partir do produto idealizado.

E sabemos que não há garantia do valor dos insumos da concepção do Produto até a aquisição desses insumos na execução da obra. Um tempo variável, muitas vezes longo, se passa entre essas etapas do ciclo do empreendimento.

E pensando nisso, ou seja, muito além do Desempenho da Edificação, é que ações precisam acontecer na concepção do Produto.

Insistimos com nossos clientes que é dado de entrada da “compra do terreno” a medição de ruído do entorno do terreno, principalmente se o local “é silencioso”, como geralmente justificam a ausência dessa medição.

E é exatamente por ser silencioso que precisamos desse relatório de medição que irá balizar as decisões de projeto e também de redução de custo, quando a obra for orçada.

Sim, o custo de uma esquadria, para atender o Nivel de Ruído III, que obrigatoriamente temos que considerar, quando não é feita a medição, pode variar, e muito, se a zona de ruído for Nível I.

Embora os cálculos não sejam diretos, pois a esquadria faz parte do conjunto vedação + esquadria, é lógico pensar que para mais ruído, maiores perfis, gaxetas, espumas, e principalmente vidros não comuns,  etc….

E quando o orçamento da obra não fecha com a viabilidade, e falamos de 20% a menos num item do orçamento como esquadrias, a contratação da medição se torna quase desprezível em termo de valores.

A outra questão básica quando falamos de Desempenho das Vedações externas é sobre a dimensão da esquadria em relação à vedação onde ela está inserida.

Ou seja, quanto maior a área da esquadria em relação à parede que está inserida, maior o desempenho dela, e para aumentar esse desempenho para conter o ruído externo como uma alvenaria de vedação, aumento de custo é inevitável.

A revisão de 2021 da NBR 15575 também incluiu a área de elementos transparentes das esquadrias, que compromete os ambientes pequenos com esquadrias grandes.

Novamente, colocando nas mãos do Arquiteto do projeto a responsabilidade de conceber o edifício com o Desempenho definido pelo Incorporador e que possa ser executado muito próximo da viabilidade inicial de empreendimento.

Um exemplo para ilustrar:

Parede externa com 2,40 largura x 2,60m altura composta de bloco cerâmico de 14x19x29 – 1,5 MPa assentado com argamassa de 4 Mpa, com junta de 1cm e revestimento de argamassa de reboco grosso na face externa com espessura (incluindo o chapisco) de 2,5 cm e com revestimento de reboco médio na face interna com espessura de 1,0 cm. Espessura mínima total da parede de 17,5cm.

Esquadria de alumínio de 1,80m x 1,20m

Lembrando que os valores para projeto das esquadrias deve atender o Rw composto para as fachadas, que apresenta valores mínimos superiores  aos ensaios de campo (Dw).